24 fevereiro 2006

QUARESMA






Até parece coisa de antigamente, mas a banda CN dá um tempo nesse período. Diferente das outras bandas comerciais, o CN tem um público especial, de forte orientação cristã e o CN preza também pelos valores familiares. Neste período estaremos empenhados na finalização do nosso 2ºCD, na renovação de nosso repertório, enfim preparando um novo trabalho para vocês! Além do mais, dizem que quem dança na quaresma cria rabo... AS fotos que ilustram esta postagem são do Jantar Dançante que animamos na Colônia D. Pedro em Campo LArgo no último dia 11 de fevereiro. Sucesso de público e crítica, o que já é a marca registrada da Banda COração Nativo!

07 fevereiro 2006

ENTRANDO NUMA FRIA








Quem acompanha os noticiários está interado da onda de frio que castiga o Leste Europeu, especialmente a "nossa" POLSKA. Centenas de mortes provocadas pelo frio nos enlutam. Esses contrapontos climáticos nos chegam como um aviso de que o Planeta Terra pede socorro, mas uma pergunta não quer calar: Por mais que se faça alguma coisa pela natureza, será que esse socorro não chegará tarde de mais? Algo me diz que os danos são irreversíveis e que se a teoria de Darwin estiver certa, está na hora de se adpatar à nova realidade climática. Tragédias à parte, esses extremos da natureza sempre provocam curiosidade, como nestas fotos do Castelo de Wawel, que meu amigo Lourival Araújo mandou via e-mail. O contraste das imagens é exuberante!

06 fevereiro 2006

FIM DE FEIRA






Todos já ouviram falar essa expressão "FIM DE FEIRA". No dicionário pode estar descrita como: mercadorias desprezadas, sem condições de aproveitamanto, "bagaço". Fim de baile é quase isso e é fácil explicar. São muitas horas de pura animação, e a envolvente melodia nos leva a dançar a noite inteira e a "cançeira" bate no fim. Os músicos são os primeiros que chegam e os últimos que saem, mas mesmo assim é divertido.Já faz parte da rotina da banda a oração para encaminhar uma boa apresentação e o brinde ao final do evento. Fazemos o que gostamos e o resultado é a agenda "LOTADA", as mensagens de incentivo e apoio e o carinho dos fãs!

03 fevereiro 2006

ELES CONHECEM ... Parte 2



GENOVEVA ZAVELINSKIUma das pessoas mais atuantes quando o assunto é "CULTURA POLONESA". Prova disso é o programa GODINA POLSKA que apresenta aos domingos pela manhã na rádio NAJUÁ AM/FM na cidade de Irati/PR. Entremeado de muita música polaca, pricipalmente as da Banda Polonesa CORAÇÃO NATIVO, o programa destaca eventos, atualidades e muita informação. Genoveva conheceu a Banda no início de sua formação e segundo ela, a banda evoluiu muito e com suas apresentações contribui para manter viva a história musical dos imigrantes poloneses. "Os Bailes do Coração Nativo e só emoção, famílias se divertindo, vovós dançando com netos, mães com filhos... dá gosto de ver", disse Genoveva. JOSÉ GORSKIVereador de muitos mandatos na cidade de Curitiba/PR, Gorski é um grande batalhador da causa polaca. Hoje atuando nos bastidores da política na capital, assessorando a atual administração. Foi flagrado nesta foto junto de sua esposa, prestigiando um evento natalino no Bosque do Papa. Sempre que pode, Gorski participa dos eventos da Banda Coração Nativo, que segundo ele, é um exemplo a ser seguido. "Um grupo de jovens empenhados em cultivar as tradições polonesas merece todo nosso apoio", finalizou Gorski.

01 fevereiro 2006

O SEMEADOR...









Ninguém colhe onde não plantou, salvo algumas espigas de milho subtraídas na beira da estrada, uma vez ou outra. Isso porque se queremos resultados devemos lutar por eles, tanto pessoal como profissionalmente. E não é só semear, pois essa é apenas uma etapa porque tem o antes e o depois. Pensando nisso, no último final de semana viajei até a região centro-sul do nosso estado. Irati, Rebouças, Rio Azul e Mallet são cidades onde a colonização polonesa é marcante e à exceção de Irati, nas demais a Banda Coração Nativo é uma ilustre desconhecida. Mas isso tende a mudar porque muitos foram os contatos, principalmente no município de Mallet. Nesta cidade a prefeitura vem investindo no turismo rural e uma de suas ações foi implantar o circuito Polonês/Ucraniano. Com dois grandes eventos, a FESTA DO KIWI e a FESTA DA AMEIXA, Mallet consolida suas ações no setor. Visitamos também em Mallet a Rádio Clube Mallet AM, que tem um programa dedicado as etnias aos domingos à tarde. Em Rebouças divulgamos nosso trabalho na Rádio Alvorada AM, no programa do Pedrinho Martins "a maior audiência da região" que vai ao ar aos sábados à tarde. Em Rio Azul nosso contato foi o Prefeito, sr. Alexandre Burko e dele recebemos a promessa de apoio. Em Irati nos sentimos em casa. Sim, porque é assim nessa acolhedora cidade, onde participamos "ao vivo" do programa GODINA POLSKA (Hora Polonesa) que é apresentado pela nossa amiga Genoveva Zavelinski, todos os domingos pela manhã na Rádio Najuá AM/FM. Tocamos muita música do Coração Nativo e comentamos assuntos diversos. Preparamos o terreno, a semente foi lançada... ...agora é "cultivar", (leia-se: acompanhar, ligar, mardar e-mail, etc.) e muito importante, FECHAR O CONTRATO! (otacilio)