25 junho 2007

Os Serranos, agora, 100% Polaco!






Marca Registrada da Banda Polonesa Coração Nativo, "100% Polaco", recebeu no último final de semana novos integrantes. Não apenas novos amigos do movimento polaco no Paraná, mas sim "OS SERRANOS". Edson Dutra, Toco, Kiko e Cia marcaram presença no jantar oferecido pela Banda Polonesa Coração Nativo numa aconchegante chácara em Campo Largo/PR. O pirogue foi o prato principal, mas não faltou a costela minga assada pelo Sr. Bento, sempre disposto e animado.
Os Serranos puderam conhecer um pouco da história do Coração Nativo, parte dela gravada para o Programa "Encontro com Os Serranos", apresentado pelo Sr. Edson Dutra e que é retransmitida por mais de cem emissoras no Brasil e na Internet.
Com certeza eles provaram e aprovaram a hospitalidade dos polacos do Paraná e nós, agraciados pela oportunidade que nos proporcionaram.



mais fotos do evento , clique na foto
Churrasco com "Os Serranos"

15 junho 2007

CN em Porto Alegre/RS



Atendendo o convite feito pelo Mestre das Gaitas, Sinuelo do Gauchismo, a Lenda viva dos Fandangos:
Edson Dutra, também conhecido pela alcunha de "OS SERRANOS", eu, Otacílio, o Clemerson e o Joel nos bandeamos para a capital de todos os Gaúchos, "uns a pé ou de a cavalo outros de carreta...", numa quarta-feira gorda, participar do Momento Nobre, quadro que prestigia e dá espaço às novidades, novos valores e curiosidades da música, dentro do programa apresentado por ele, Edson Dutra, ENCONTRO COM OS SERRANOS.


Vocês não sabem o que é estar diante de uma figura que é referência quando se fala de música gaúcha. A voz embarga e sai aos solavancos, a emoção bloqueia os pensamentos e fica difícil completar um raciocínio...
Gauderiadas à parte, o programa fluiu e apresentamos à enorme audiência que o programa tem (mais de 100 rádios retransmitem!), um pouco da cultura polonesa, através das músicas que regravamos, curiosidades da língua e costumes do povo polaco.


O programa é gravado no estúdio de nosso mais novo amigo, Sr. Anele(DiscPress), no bairro de Higienópolis e quis o destino que reencontrássemos nessa oportunidade outro gaiteiro, VOLMIR DUTRA, que conheci ainda nos tempos de Grupo Fronteira.

Deixamos aqui registrado nosso agradecimento ao Conjunto OS SERRANOS, na pessoa do Sr. Edson, por nos proporcionar essa imensa alegria e de divulgar nossa banda e a cultura polonesa.


E misturando as culturas ficaria mais ou menos assim:

Um quebra-costelas bem chinchado e do widzenia!
(Um forte abraço e até logo!)

07 junho 2007

HINO NACIONAL POLONÊS




O mais antigo hino polonês era a canção pátria que começava com o verso, “Mãe de Deus, Virgem Maria”. Ela foi cantada nos campos de batalha de Grunwald e Warna. O Hino nacional polonês foi mudado várias vezes no decorrer dos séculos até que surgiu a canção das legiões, em 1797.

Isto se deu, quando o general
Jan Henryk Dąbrowski
formou a Legião Polaca em terras da Itália para lutar junto aos exércitos de Napoleão Bonaparte. Józef Wybicki escreveu a letra para a melodia de uma mazurca, que foi cantada pelos soldados pela primeira vez em julho de 1797 nos campos de batalha da região da Reggio Emilia.

A Canção das Legiões foi sempre cantada pelo povo polonês nos momentos solenes e festas históricas. Por ter sido muito cantada durante a insurreição de novembro de 1863 acabou sendo proibida. Mas voltou com toda força durante a Primeira Guerra Mundial quando eslavos de todas as nações (polacos, checos, eslovacos, croatas e iugoslavos) a entoavam durante os embates.

A mazurca de Dąbrowski foi reconhecida oficialmente como o Hino Nacional da Polônia em 1926. E em 11 de março de 1980, um decreto do governo a instituiu definitivamente como símbolo da Pátria.

A sua letra diz:



“A Polônia não desaparecerá

Enquanto nós vivermos

O que os estrangeiros nos tiraram

Com sabre reaveremos.



Marche, marche Dombrowski

Das terras italianas para a Polônia,

Sob teu comando nos uniremos à Nação.



Atravessaremos o Vístula,

Atravessaremos o Warta

E seremos polacos.

Deu-nos o exemplo Bonaparte

De como devemos vencer.



Como Czarniecki de Poznan

Após a invasão sueca

E para salvação da Pátria

Voltaremos pelo mar.



Lá o pai para sua Bárbara

Disse todo choroso:

“Ouça são os nossos

Eles estão tocando tambores”.”




fonte
http://www.sociedadeaguiabranca.com.br/index_arquivos/Page798.htm

06 junho 2007

Domingo no Bosque...

...foi nossa programação dia 03 de junho, atendendo prontamente o convite da D. Danuta e da Fundação Cultural de Curitiba.
Domingo típico curitibano, muito frio e um vento característico. Pessoas muito bem agasalhadas com direito à luvas, cachecol, chales..., Não muitas mas um grupo bem seleto nos incentivava. Muitas palmas e dezenas de cd's vendidos. (é o CN conquistando o mundo...).
E assim passamos uma tarde diferente, no Bosque João Paulo II que para nós polacos é de muito significado.
Tem FOTOS do evento no nosso álbum virtual. Para acessá-lo clique na foto!

bosquedopapa