21 maio 2007

Música Polonesa...



Num mundo onde tudo é pasteurizado e a imensa maioria das coisas: música, roupa, carro, PC, ... dura até o lançamento de um novo modelo, seríamos nós os "Dom Quixotes" modernos, lutando contra os moinhos do supérfulo e do descartável?


Era muito mais fácil entrar na onda do momento, pois quem não "mexe a bundinha", quando escuta os "acordes" do funk, axé, tchêmusic, pagode e outros ritmos contaminantes. Eles estão aí, nas esquinas, AM & FM, porta malas(sub, cornetas) de carros, i-pod's. Cheira naftalina ouvir outra coisa e claro, quem quer ser quadrado?


Lembro de um verso de uma música que diz: "...evoluir sim, perder a assência jamais!". Podemos sim combinar o velho com o novo e penso ser esse o resgate que fazemos nosses 13 anos de Coração Nativo. Essas canções que estão gravadas nos nossos dois cds remontam séculos. Pelo que sei já embalaram muitos casamentos, festas e até para acelerar o sono dos pequeninos elas já foram tema.


Regravá-las é a nossa contribuição à etnia polaca, da qual fazemos parte e a cada evento que participamos, cada cd vendemos, participações em rádios e TV levamos com orgulho a trajetória de nossos antepassados. Somos brasileiros, mas em nossas veias o sangue brioso e valente do polaco fala mais forte.

E essa música vai continuar, porque enquanto jovem podemos até nos encantar pelos modismos, mas quando na maturidade buscarmos nossas raízes encontraremos uma seara infinita de tradições e costumes. Nossos filhos vão querer saber mais de nós, de nossos pais e avós. Quem foram e como viveram, como se divetiam.
Então não nos lembraremos mais do batidão, das "bundinhas", do mexemexe...
Lá no fundo do baú da lembrança estará as estórias, as modinhas, as bricadeiras centenárias, mas que permanecem porque nos pertecem e o efêmero passa.

Banda Coração Nativo - 13 anos de música polonesa!

2 comentários:

Dirceu disse...

Oi adorei o blog apoio essa atitude de cultivar a cultura polonesa...

LULA - LUBLANSKI disse...

Czesc OLá antes tarde do que nunca
DESEJAMOS ,STO LAT ,STO LAT e sucesso, radio Zalas que o diga .