23 abril 2008

DOM FELICIANO/RS – FESTA DOS 11 ANOS DA RÁDIO INTEGRAÇÃO


Como falar dessa cidade? Tão pouco tempo e parecia que já fazíamos parte daquele povo a anos. Conhecemos muitas pessoas mas o limite do tempo não nos proporcionou um relacionamento mais próximo.Mesmo assim valeu.

Fomos recebidos com festa, característica inerente ao polaco. E as expectativas foram superadas,os objetivos alcançados. Acreditamos que a diretoria da Rádio Integração ficou satisfeita com nossa performance e que as pessoas que compareceram ao ginásio, muitas famílias como pudemos constatar, levaram pra casa um gosto de nostalgia. Lembranças á muito guardadas afloraram ao ouvir, ver e sentir o clima polônico que emanava daquele ginásio.
Era uma grande família reunida para dançar, cantar e comemorar o aniversário de um membro ilustre: os 11 anos da Rádio Integração.
Nas pessoas que aqui citamos, independentes da ordem que são apresentadas, gostaríamos de homenagear a todos que tornaram realidade essa maravilhosa festa, que já é tradição na cidade e que a Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci teve a honra de participar:

MarcioRosiak, Presidente da BRASPOL,radialista, escritor e grande motivador cultural;
Cláudio Lesnik, Prefeito de Dom Feliciano;

Roberto Scislewski, Diretor da Casa da Cultura e do Imigrante;

Aos integrantes do Conjunto Folclórico Polonês Solidarność na pessoa da Coreógrafa Eliane;
Aos músicos e staff da Banda Rainha Musical ;

E a todos àqueles que anonimamente colaboraram para a realização do evento.
E mais, nós do Coração Nativo,
embargados de emoção, registramos aqui nosso agradecimento pela honraria com a qual fomos agraciados pela comunidade de DOM FELICIANO e que transcrevo abaixo:

"A Equipe da Casa da Cultura e do Imigrante confere à 'BANDA CORAÇÃO NATIVO POLSCY MUZYKANCI" o presente Diploma de Honra ao Mérito, pela contribuição e valorização da Cultura Polonesa."
Dom Feliciano, 20 de abril de 2008.


Esperamos encontrar os amigos em uma nova oportunidade e que o sangue polaco em nossas veias seja o elo que nos unirá num ideal comum: o resgate, a preservação e a propagação da cultura, usos e costumes do imigrante polonês.

Dziękuję Bardzo i Do Widzenia!

Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci – Nós cantamos a Polônia

22 abril 2008

Paramos a 101...

na volta do feriadão de Tiradentes, aproveitando a grande movimentação na BR, abrimos a gaita e a garganta para divulgar o trabalho da banda Coração Nativo.

Abaixo vídeos da "Parada Polonesa" e mais algumas fotos!





12 abril 2008

Salão Lotado, povo animado...

Só vendo mesmo...Muita gente bonita e animada em São Mateus do Sul/PR. O baile era polaco e olha só no que deu!


Uma parte da história!



Nos idos de 1994, nascia no Orleans, tradicional bairro de colonização polaca de Curitiba, e também identificado pelo viaduto sobre a BR-277 decorado com "lambrequins", o CONJUNTO CORAÇÃO NATIVO.

Quizera o destino que o sonho do casal, Gaspar e Francisca Jaszczerski, tomasse forma em seus filhos, João Cesar e Ivan. Estes, após freqüentarem aulas de música e umas poucas participações em conjuntos da região, convidaram seus vizinhos e amigos: Clemerson Belinovski, Joel Dering e Rafhael Obrzut para tocarem juntos.

Assim era a primeira formação do "conjunto" Coração Nativo e que devido a influência étnica passou a chamar-se: Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci (músicos poloneses).


Foi animando "graciosamente" festas de igrejas e quermesses que surgiram os primeiros contratos. Os casamentos poloneses eram muito mais "divertidos" com a música da banda, pois desde o começo, o vasto repertório de músicas tradicionais tornou-se o diferencial do grupo. Às canções recolhidas oralmente dos pioneiros imigrantes somaram-se as músicas regionais brasileiras. O xote, bugio, vaneira e forrós mesclaram-se aos boleros e rock's de época (anos 60), numa integração de cultura, ritmos e sons.


Atualmente a banda conta com dez múltiplos instrumentistas, na maioria descendente de poloneses e no decorrer de mais de treze anos, poucas foram as alterações de formação, conferindo ao grupo um ambiente saudável e familiar.

Também nesses 13 anos "CANTANDO a POLÔNIA", elencamos algumas apresentações que marcaram a trajetória da banda, a começar pelo Festival de Folclórico e de Etnias do Paraná – evento anual no Teatro Guaíra/Curitiba; Semana Eslava na Pousada do Rio Quente em Goiás, em ambos os eventos com o Grupo de Arte e Dança JUNAK. Festa do Pêssego em Araucária/PR; Festa do Kiwi em Mallet/PR, Semana da Cultura Polonesa do Museu Paranaense; aniversário do programa Godzina Polska e da Rádio Najuá em Irati/PR; Baile da Wodka e Festival de Dança Polonesa na Colônia Muricy em São José dos Pinhais/PR; Baile do Pirogue em São Mateus do Sul/PR; Festa da Batatinha em Campo Magro/PR; eventos da BRASPOL em diversos núcleos e incursões pelos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Somam-se às inúmeras apresentações a gravação de dois CD's com as principais canções do folclore polaco acrescidas de novos arranjos e harmonia.


A agenda é bem disputada por clubes, associações e, por "noivos", interessados em ter em seus eventos a música alegre e vibrante da Polônia associada a animação e presença da Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci.

Velho de Guerra...





...nosso companheiro das longas e também curtas jornadas. Depositário fiel das nossas expectativas de "bem chegar", com tempo suficiente para passar o som...
Expresso da Wódka, mas abundante mesmo de água mineral.

Quem conhece o Coração Nativo também o conhece. Sempre postamos algumas fotos do "BRANCO QUE SATISFAZ!" É nosso cartão de visitas estacionado na porta de algum salão...

Com o César ou o seu "Gusto" na boléia a viagem é uma beleza. Conforto? quem precisa?
O que conta é a emoção de cruzar cidades, estados. Levando cada vez mais longe a paixão pela música e a nossa música é especial. Partilhamos com o Brasil a herança dos imigrantes polacos: a alegria contagiante da música folclórica polonesa.

E um dos vetores dessa propagação é o ônibus da banda. Não sei o ano, nem modelo. O que sei é que sempre chegamos e claro, voltamos...