12 abril 2008
Uma parte da história!
Nos idos de 1994, nascia no Orleans, tradicional bairro de colonização polaca de Curitiba, e também identificado pelo viaduto sobre a BR-277 decorado com "lambrequins", o CONJUNTO CORAÇÃO NATIVO.
Quizera o destino que o sonho do casal, Gaspar e Francisca Jaszczerski, tomasse forma em seus filhos, João Cesar e Ivan. Estes, após freqüentarem aulas de música e umas poucas participações em conjuntos da região, convidaram seus vizinhos e amigos: Clemerson Belinovski, Joel Dering e Rafhael Obrzut para tocarem juntos.
Assim era a primeira formação do "conjunto" Coração Nativo e que devido a influência étnica passou a chamar-se: Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci (músicos poloneses).
Foi animando "graciosamente" festas de igrejas e quermesses que surgiram os primeiros contratos. Os casamentos poloneses eram muito mais "divertidos" com a música da banda, pois desde o começo, o vasto repertório de músicas tradicionais tornou-se o diferencial do grupo. Às canções recolhidas oralmente dos pioneiros imigrantes somaram-se as músicas regionais brasileiras. O xote, bugio, vaneira e forrós mesclaram-se aos boleros e rock's de época (anos 60), numa integração de cultura, ritmos e sons.
Atualmente a banda conta com dez múltiplos instrumentistas, na maioria descendente de poloneses e no decorrer de mais de treze anos, poucas foram as alterações de formação, conferindo ao grupo um ambiente saudável e familiar.
Também nesses 13 anos "CANTANDO a POLÔNIA", elencamos algumas apresentações que marcaram a trajetória da banda, a começar pelo Festival de Folclórico e de Etnias do Paraná – evento anual no Teatro Guaíra/Curitiba; Semana Eslava na Pousada do Rio Quente em Goiás, em ambos os eventos com o Grupo de Arte e Dança JUNAK. Festa do Pêssego em Araucária/PR; Festa do Kiwi em Mallet/PR, Semana da Cultura Polonesa do Museu Paranaense; aniversário do programa Godzina Polska e da Rádio Najuá em Irati/PR; Baile da Wodka e Festival de Dança Polonesa na Colônia Muricy em São José dos Pinhais/PR; Baile do Pirogue em São Mateus do Sul/PR; Festa da Batatinha em Campo Magro/PR; eventos da BRASPOL em diversos núcleos e incursões pelos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Somam-se às inúmeras apresentações a gravação de dois CD's com as principais canções do folclore polaco acrescidas de novos arranjos e harmonia.
A agenda é bem disputada por clubes, associações e, por "noivos", interessados em ter em seus eventos a música alegre e vibrante da Polônia associada a animação e presença da Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário