08 março 2007

Turismo Rural Polonês - Caminhos de Guajuvira







O roteiro, que possui 36 quilômetros de grande diversidade cultural com 08 pontos para visitação, sendo possível encontrar diversos atrativos tais como: paisagens com rios, gastronomia (incluindo café colonial), flores, artesanato rural, horto florestal, entre outros.

A proposta é que o turismo rural auxilie no resgate cultural, possibilite mais uma alternativa de renda ao produtor rural e proporcione a convivência na vida do campo ao visitante.

Nos caminhos de Guajuvira
Guajuvira é uma pequena comunidade histórica e tradicional situada às margens do rio Iguaçu e da antiga estrada de ferro que ligava a capital paranaense à cidade de Porto Amazonas. Até a década de 70, todos os domingos repetia-se um espetáculo quando o trem de passageiros parava na pequena estação local e dos seus vagões desciam centenas de homens munidos de mochilas e caniços, que iam pescar no rio Iguaçu, então limpo e piscoso. A localidade resistiu ao progresso e continua bela e charmosa, conservando o clima histórico e rústico. Vale a pena conhecer.

Visitação
Todos os pontos do roteiro estão indicados por uma placa e o mapa com as localizações pode ser adquirido no Centro de Informações Turísticas, na Av. Dr. Vitor Ferreira do Amaral, 1815 - Sabiá, esquina com a BR-476 (Rodovia do Xisto), na entrada de Araucária.

Ônibus
Todos os sábados um ônibus leva os turistas em todos os Pontos do Roteiro “Caminhos de Guajuvira”. O ônibus sai do Centro de Informações às 13h30. A passagem custa R$ 3,50. Menores de 5 anos não pagam.

Informações
Aos interessados em obter informações sobre o Roteiro Rural "CAMINHOS DE GUAJUVIRA" o telefone do Centro de Informações Turísticas é 41 3901-5214, e atende de Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 ou nos Sábados das 10h às 18h30.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ontem dia 10 eu e minha família reservamos a tarde para esse passeio e foi maravilhoso. É um tempo de qualidade que nos proporcionamos, conhecendo novos lugares, histórias e pessoas. Pude rever meu amigo Bernardino lá no Poço Redondo, agora "bodegueando", o Museu Tindi-Quéra no Pq Cachoeira onde inúmeras peças de uso dos polacos são conservadas, chácaras e o velho Armazém de "secos & molhados" na entrada de Guajuvira. E para não esquecer jamais o café polaco animado pelo Sr. José é o ápice da viagem. Muita broa, cuque, bánha, torrésmo e outras delícias da cozinha polonesa e com fundo musical do CD Polski Festiwal 1 do Coração Nativo.
Parabéns às pessoas engajadas nesse projeto.

Anônimo disse...

Aos interessados em obter informações sobre o Roteiro Rural "CAMINHOS DE GUAJUVIRA" o telefone do Centro de Informações Turísticas é 41 3901-5214, e atende de Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 ou nos Sábados das 10h às 18h30.

Anônimo disse...

Só o sr.José com sua vuvuzéla já vale o passeio.É um "quadro" ! E a paisagem, maravilhosa ! AMEI !