01 maio 2008

Festas Polacas o ano todo!


As festas polonesas são muito animadas, as ruas se adornam e as pessoas mostram suas melhores roupas. A música e a dança são elementos sempre presente. Sem lugar de dúvidas os dias festivos são imemoráveis para conhecer e desfrutar com os polonês.

As festividades oficiais em Polônia começam a 1 de janeiro com a celebração do Ano Novo, comemorando a chegada do Ano com bailes e comidas especiais nos que se reúnem familiares e amigos.

Durante os Carnavais podem-se ver disfarçar de todo tipo em bailes e desfiles. É o momento de divertir-se antes da chegada do recolhimento que exigem as celebrações da Semana Santa. Se vive com intensa devoção em todo o país, não se deve esquecer que a maioria dos poloneses são católicos. É especialmente impressionante em Kalwaria Zebrzydowska onde os camponeses representam o Via Cruz. Segunda-feira de Páscoa é muito popular em numerosos lugares a tradicional aspersão com água.

O 1 de maio, ao igual que em numerosos países de todo o mundo, se comemora o Dia do Trabalho com diferentes manifestações festivas. O 3 desse mesmo mês celebra-se o Aniversário da Constituição, a Festa Nacional por excelência da Polônia, na qual se organizam ferias, bailes, fogos artificiais e discursos institucionais.

Em junho destaca o Corpus Christi com procissões nas que se honra a custodia como representação do Corpo de Cristo. Também é muito popular a Assunção com a peregrinação a Jasna Gora em Czestochowa a qual chegam gentes de todo o país.

No 1 de novembro os cemitérios de toda Polônia se enchem de flores no Dia de Todos os Santos. Os poloneses visitam os túmulos de seus familiares e amigos num emocionante homenagem no qual podem-se ver as chamas e fumaças das fogueiras que evocam antigos ritos pagãos. No 11 desse mesmo mês se comemora a Festa Nacional da Independência da Polônia, dia no qual os polonês saem às ruas, previamente adornadas, para desfrutar dos diferentes eventos festivos.

No 25 de dezembro as famílias e amigos se reúnem para celebrar o Natal com comidas especiais, enquanto que no 26, dia São Esteban, as risas dos crianças inundam as casas pois os presentes têm feito sua aparição.

Durante estas festas oficiais comércios, organismos institucionais e museus permanecem fechados.

Também são muito populares, na noite de São João do 23 ao 24 de junho, o lançamento de coroas com velas ao rio para dar a bem vinda ao verão; as Matrimônios e nascimentos, sobre tudo nos povos; os papéis recortados de Kurpie e as canções medievais das igrejas de todo o país.


Os principais festivais que se celebram durante todo o ano em todos os rincões do país são:

* primavera Musical, cada cinco anos em Poznan.

* Festival de Órgão (abril), nas igrejas de Cracóvia, no verão na catedral de Kamiem Pormorski, na igreja da Virgem de Koszalin, na catedral de Frombork e nas abadias de Oliwa e Tyniec.

* Festival Internacional da Música (maio), no palácio Potocki em Lancut.

* Recitais Chopinianos (de maio a setembro), em Zelazowa Wola.

* Festival de Jazz de Odra (maio), em Wroclaw.

* Festival Internacional de Curta-metragens (maio e junho), em Cracóvia.

* Feria Internacional do livro (maio), em Varsóvia.

* Festival da Canção polonesa (junho), em Opole.

* Festival de Arias e Canções Jam Kcepura (junho), em Krynica.

* Festival Internacional do Cartaz (de junho a agosto), em Varsóvia.

* Festival Internacional das Artes Gráficas (de junho a setembro), em Cracóvia.

* Festival Internacional de Canto Coral (julho), em Miedzyzdroje.

* Música Antiga da Europa Oriental (julho), cada três anos em Bydgoszcz.

* Festival Mundial da Canção Polonesa dos Poloneses no Estrangeiro (julho), cada três anos em Koszalin.

* Festival Internacional Chopiniano (agosto), em Duszniki Zdroj.

* Vratislavia Canta (setembro), em Wroclaw.

* Festival Internacional de Coros e Danças (setembro), em Zielona Góra.

* Concurso Internacional de Chopin (outubro), cada cinco anos em Varsóvia.

* Festival Internacional de Jazz Jamboree (outubro), em Varsóvia.

* Trienal Internacional do Tecido (outubro), em Lodz.

* Encontro Internacional de Ballet Moderno (novembro), em Cracóvia.


Fonte:
http://www.rumbo.com.br/guide/br/europa/polonia/entret.htm

Nenhum comentário: